O “Programa SMACNA de Educação Continuada em Tratamento de Ar” possui os mais avançados conceitos e conhecimentos nas atividades de projetos, instalações, manutenção e serviços acessórios permanentemente atualizados.

 

Finalidade e objetivos:

Trata-se de um PROGRAMA DE EXCELÊNCIA RECONHECIDA que tem como objetivos formar ou atualizar os profissionais desta área. Apresenta aplicações e conceitos fundamentais, capacita os participantes para atuarem em atividades de projetos básicos e executivos, atuar em serviços de instalação e de manutenção, e tem foco destacado para os profissionais que atuem em atividades relacionadas ao TAB – Teste, Ajuste e Balanceamento de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, em inglês, HVAC).

 

Público a que se destina:

Profissionais que tenham ligação com a área de AVAC:

- Estagiários de Engenharia

- Engenheiros recém-formados

- Engenheiros que queiram atualizar conhecimentos na área.

 

Método e abordagem:

O Programa é ministrado utilizando-se metodologia inversa aos de cursos tradicionais que iniciam com a teoria, depois fazem a aplicação. A proposta é utilizar análises de casos práticos e apresentar algoritmos e procedimentos para resolvê-los, e na medida em que se faz necessário, no desenvolvimento de cada etapa da solução, apresentar fundamentos teóricos relacionados. Emprega técnicas para motivar a participação dos alunos, por meio da realização de muitos exercícios baseados em casos reais, nos quais há a oportunidade de:

- Analisar e debater soluções possíveis para situações usuais;

- Desenvolvimento de técnicas para solucionar problemas, realizar etapas de projetos.

Formato do programa para o ano de 2021:

- Para o 1º semestre de 2021 está sendo adotado o formato de aulas “on-line” (não presencial) para os três módulos iniciais (I, II e III), que conforme conteúdo detalhado, apresentam três temas relacionados a fundamentos do Tratamento de Ar: Carga Térmica, Psicrometria e Redes de Distribuição de Ar.

- Para o 2º semestre de 2021 o formato de apresentação para os três Módulos (IV, V e VI) que estão relacionados a aplicações, será definido pela SMACNA em função das condições que se apresentem, estabelecendo se será presencial ou “on-line”.

© 2022 SMACNA Brasil. Criado por Omelete Inteligência.

smacna-azul-certo-fundo.png