A importância do TAB em sistemas HVAC-R

Atualizado: 21 de Dez de 2020

O TAB (Testes, Ajustes e Balanceamento) é um processo de verificação e ajuste do sistema instalado como um todo, para que a obra atenda as expectativas e performance de projeto. Esta é uma etapa fundamental para a entrega de obras de qualidade.


Nesse artigo, os conceitos aplicados ao TAB são apresentados, baseados no Standard SMACNA

HVAC Systems Testing, Adjusting & Balancing, referência interncional deste tema:


O TAB (Testes, Ajustes e Balanceamento) é uma etapa fundamental para a entrega de obras de qualidade. Em geral é conduzido pela própria empresa Instaladora, sendo um processo de verificação e ajustes do sistema instalado como um todo, visando que a obra atenda as expectativas e performance de projeto.

· Distinção Comissionamento e TAB

· Ser feita por empresa terceira

· Pode ser feito em instalação novas e antigas.

As principais ações que fazem parte do processo de TAB são:

1. Balanceamento dos sistemas de distribuição de ar e água;

2. Ajustes nos Sistemas instalados para atender as demandas de projeto;

3. Verificações elétricas;

4. Testes de desempenho de todos os equipamentos instalados;

5. Testes de Automação;

6. Ajustes para evitar ruídos e vibrações excessivas;

7. Estanqueidade dos sistemas de distribuição de dutos e tubulações;

8. Quantidade e balanceamento de fluidos refrigerantes empregados.

Todos esses procedimentos têm por objetivo garantir que a obra seja entregue com qualidade e segurança de operação, e em conformidade com o projeto.

O processo correto e eficiente de TAB prevê um planejamento adequado e deve ser conduzido por pessoas devidamente qualificadas, utilizando instrumentos calibrados conformes as normas previstas. São feitos registros de dados, resultados e imagens, que devem ser armazenados e ordenados em formato de relatório, compondo um material de registro e histórico da obra.

Ainda, como o TAB pressupõe uma análise total de testes, ajustes e balanceamento, o Sistema deve ser avaliado como um todo de forma concomitante, ou seja, quando aplicável, o Air Side (parte de Ar da obra) e Water Side (parte de Água da obra) devem ser avaliados em conjunto.

Destaca-se que o TAB é uma segurança da qualidade da obra tanto para o cliente final, quanto para a Instaladora, que consegue ilustrar os dados sobre a eficiência da instalação e segurança do sistema. Além disso, fica como registro para a futura empresa mantenedora, servindo como uma das fontes para estabelecimento do PMOC (Plano de Manutenção e Correção) e de com quais parâmetros o sistema deve sempre operar.

No site SMACNA Brasil, na aba “Normas e Especificações”, encontra-se o link para adquirir o Standard HVAC Systems Testing, Adjusting & Balancing, principal referência internacional para as atividades de TAB (https://www.smacna.org.br/normas-e-especificacoes).

58 visualizações0 comentário