Desafios de HVAC em Piscinas Aquecidas e Cobertas


Projetos e Instalações de Controle de Temperatura e Umidade para Piscinas Aquecidas Cobertas ou SPAs são desafiadores. Em uma situação como esta, é necessário compreender com profundidade os mecanismos e características do ambiente como com um todo, para que seja possível controlar adequadamente as condições de conforto aos ocupantes, saúde e qualidade do ar interior, além de buscar reduzir ao máximo efeitos indesejáveis causados pelo excesso de umidade e calor à edificação.


Para uma instalação de sucesso, é necessária uma visão holística e integrada multi-disciplinar entre todos os envolvidos, incluindo desde o início o projeto de arquitetura, pois desde o layout até os materiais utilizados na edificação podem influenciar na condensação de superfícies ou na maneira como o ar se movimenta internamente no espaço.



Outro ponto importante é a qualidade do tratamento da água da piscina e o uso de produtos químicos. O sistema de HVAC-R pode ajudar a reduzir os efeitos causados pela evaporação de elementos químicos como o Cloro, mas não é capaz de eliminar todos os efeitos sozinho.


Para que a saúde e segurança dos ocupantes, e a manutenção da edificação fique em primeiro lugar é necessário o emprego de sistemas de HVAC, de construção civil e de tratamento de água adequados. A má qualidade do ar, a condensação e a degradação do edifício afetam negativamente a viabilidade econômica da instalação, aumentando os custos de operação e manutenção, ao mesmo tempo que possivelmente reduz a adesão de usuários.


O Brasil possui dimensões continentais, e com climas muito distintos entre as regiões. Existem diversas tecnologias e sistemas disponíveis desenvolvidas para este tipo de aplicação. Embora a maioria dos sistemas mecânicos possa ser aplicada em qualquer localização geográfica, alguns sistemas ou combinação de tecnologia podem funcionar melhor do que outros.


As empresas associadas à SMACNA estão preparadas tecnicamente para projetos desafiadores e que exigem elevado conhecimento técnico, como de Piscinas e SPAs, e estão à disposição para dar apoio necessário para o desenvolvimento de soluções de HVAC nestes espaços.


Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

7 visualizações0 comentário