Mecanismos de filtragem: Conceito básico

No setor de Ar Condicionado uma das áreas mais pesquisadas é a filtragem do ar. A poluição e a propagação de doenças respiratórias colocam em destaque a necessidade de qualidade do ar interior.

Dentro desse contexto, surgem interessantes discussões sobre a efetividade da filtragem do ar externo e interno e inovações como filtros individuais portáteis. Saiba mais no nosso artigo:


No setor de Ar Condicionado uma das áreas mais pesquisadas é a filtragem do ar. A poluição e a propagação de doenças respiratórias colocam em destaque a necessidade de qualidade do ar interior. Dentro desse contexto, surgem interessantes discussões sobre a efetividade da filtragem do ar externo e interno e inovações como filtros individuais portáteis.

Neste artigo vamos discorrer a cerca de Mecanismos de Filtragem. Existem quatro mecanismo de captura de partículas, a classe de filtragem, o tamanho das partículas e as características construtivas do filtro determinam em conjunto o relacionamento dos quatro princípios relacionados:

1. Captura Simples – mecanismo responsável pela maior parcela de filtragem das partículas, ocorre quando a partícula é maior do que o espaçamento entre a fibras do filtro e, portanto, fica “capturada” na superfície do filtro, não adentrando no ambiente pelo ar.


2. Efeito de Inercia – ocorre quando partículas mais pesadas adentram no filtro e colidem com suas fibras. Em função da maior massa relacionada, elas ficam presas e não são levadas pela vazão de ar para dentro do ambiente.


3. Efeito de Interceptação – baseado no efeito das forças de atração atômicas entre as partículas, as fibras do filtro que são muito maiores atraem as pequenas partículas a serem filtradas e, assim, elas ficam presas entre as fibras.



4. Difusão – baseado no fenômeno conhecido como Movimento Browniano, consiste no conceito de que partículas pequenas percorrem trajetórias aleatórias e irregulares. Nos filtros essas partículas pequenas a serem filtradas não seguem o sentido único do fluxo de ar, aumentando assim as probabilidades de que as partículas colidam com as fibras do filtro.


No mercado diversos tipos de filtros estão disponíveis, variando o nível de filtragem e as características construtivas e geometrias relacionadas, em função dos quatro mecanismos apresentados.

Fontes:

SMACPAPER N°84 – NEUTRALIZAÇÃO DA VARIAÇÃO DAS RESISTÊNCIAS FLUIDO - DINÂMICAS DOS FILTROS EM SISTEMAS “ MULT - SPACES”. Raul Bolliger. SMACNA. Dezembro 2000.

The Advantages of Filtration. AFPRO Filters. 2020.


6 visualizações

© 2022 SMACNA Brasil. Criado por Omelete Inteligência.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
smacna-azul-certo-fundo.png